by Nyanatiloka Mahathera 2013 Portugese - Portugues

Prefácio
À Décima Primeira Edição

A Palavra do Buddha, cuja primeira edição foi publicada em língua alemã, constituiu a primeira explanação sistemática das linhas mestras do Ensinamento do Buddha, apresentada pelas palavras do próprio Mestre, tal como encontradas no Sutta-Pitaka do Cânone Pāli Budista.

Embora possa servir como primeira introdução para o principiante, o objectivo principal deste livro é oferecer ao leitor que já se encontra mais ou menos familiarizado com as ideias fundamentais do Budismo, uma síntese clara, autêntica e concisa dos seus diversos ensinamentos, no enquadramento das “Quatro Nobres Verdades”, respectivamente as verdades do sofrimento (inerente a toda a existência), da origem do sofrimento, da extinção do sofrimento e do caminho que conduz à extinção do sofrimento. Verifica-se pelo próprio conteúdo do livro, como os ensinamentos do Buddha, em última análise, convergem todos para uma realização final: a Libertação do Sofrimento. Por essa razão se encontrava impressa na capa da primeira edição em alemão, a seguinte passagem do Anguttara Nikāya, que diz:

“Eu ensino não só a verdade do sofrimento,
como também a libertação desse
sofrimento”.

Os textos, traduzidos do Pāli original, foram seleccionados de entre as cinco grandes colecções de discursos que formam o[…]

Excerpt From: Nyanatiloka Mahathera. “A Palavra do Buddha.”